Enoturismo, gastronomia e lazer no Roteiro do Vinho

Destaque entre as opções turísticas do Estado de São Paulo, a cidade de São Roque tem como um de seus principais atrativos o Roteiro do Vinho. São mais de 30 estabelecimentos ao longo das três principais vias do roteiro, entre eles, vinícolas, adegas, empórios, restaurantes, pesqueiros e pousadas. Locais perfeitos para saborear os melhores vinhos e produtos da região.

O lugar

Construções quase centenárias, vegetação exuberante, parreirais e alcachofrais emprestam um ar bucólico, que invoca a simplicidade e beleza da vida no campo ao passeio. Ao longo dos pouco mais de 15km de Roteiro, cada parada é uma chance de conhecer um pouco mais da história da região e se encantar com as jornadas de cada família que fixou suas raízes por aqui.
 
A melhor forma de acessar as estradas do Roteiro do Vinho é pelo Km 58,5 da Rodovia Raposo Tavares, mas você pode chegar pela Rodovia Castelo Branco, pela entrada 54B. Fique tranquilo, tudo é muito bem sinalizado. Uma das grandes vantagens desse passeio é a possibilidade de realizá-lo com o seu próprio veículo, grupo de excursão ou carona compartilhada. Além de não ter nenhum valor de ingresso para entrada nos estabelecimentos a serem visitados. 

Diversidade de sabores 

A comida portuguesa, italiana, caipira e a própria comida de boteco têm espaço garantido entre diversos estabelecimentos, cada um com sua especialidade. Do café da manhã ao fim de noite, o Roteiro tem sempre uma opção pra agradar aos mais diversos paladares.
 
Quanto aos vinhos, no início, era comum que as famílias produzissem apenas para consumo doméstico e fazendo uso apenas de uvas de mesa, mas as condições climáticas proporcionaram o crescimento do negócio familiar, o aumento da diversidade de uvas e o cultivo para fins comerciais. A partir do aproveitamento dessas condições, aprimoramento de técnicas e apreço pela qualidade e por sabores autênticos, São Roque ganha o título de Terra do Vinho. 
 
Algumas uvas cultivadas na região são a cabernet franc, cabernet sauvignon e a lorena, mas as mais comuns de serem encontradas são as que dão origem aos vinhos de mesa, mais frutados e jovens, como a bordô por exemplo, que proporciona um dos vinhos mais procurados entre os frequentadores da cidade.
 
A produção local também passa pela oferta de sucos, espumantes, graspas (a bebida feita a partir da fermentação do bagaço da uva), licores e cervejas. Algumas vinícolas já oferecem visitação e vindima (a colheita da uva) nas áreas de plantio – é preciso ficar por dentro dos calendários de cada lugar, pois esses eventos costumam ser concorridos, ainda mais em suas versões mais românticas, nas quais a colheita é realizada depois do anoitecer.

Tem alcachofra no Roteiro do Vinho

São Roque, além de grande produtora de vinhos, herança deixada por imigrantes portugueses e italianos que chegaram à região no século 18, também é conhecida pela produção de alcachofras. Restaurantes, lanchonetes, empórios oferecem uma variedade enorme de petiscos, conservas e pratos feitos a partir dessa planta deliciosa. Em alguns sítios e mesmo vinícolas é possível adquirir a versão in natura da planta e, em dias mais tranquilos, ter a oportunidade de escolher e colher as próprias alcachofras. 

Venha você também! 

Grupos de amigos, famílias, casais, todos encontram lugar no Roteiro. Opções de pousadas e chalés rodeados por um clima agradável e aconchegante convidam os visitantes a esticarem mais um pouquinho o passeio. Por estar a uma hora de São Paulo, passar um final de semana todo no Roteiro e deixar a cidade no final de domingo acaba sendo uma opção excelente e prática para aqueles que querem relaxar e conhecer São Roque.

Para saber mais, acesse o Roteiro do Vinho e veja mais informações sobre todas as opções de lazer, gastronomia e enoturismo que você pode encontrar aqui.

 

Posts Relacionados

Escreva um comentário

Seu email não será publicado.